Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home2/bemmeque/hemokids.com.br/wp-content/themes/medicare/single.php on line 121

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home2/bemmeque/hemokids.com.br/wp-content/themes/medicare/single.php on line 134

Descobri que meu filho tem cardiopatia congênita! O que fazer?

A cardiopatia congênita sempre causou medo. Receber a notícia da descoberta de um problema cardíaco de nascença traz muita angústia e sofrimento às famílias. Será que meu filho vai ter uma vida normal? Vai ser inteligente? Poderá praticar esportes? Fazer faculdade? Casar e ter filhos no futuro?
Ter uma cardiopatia congênita é um termo muito amplo. Significa que o seu filho nasceu com essa doença. Significa que o coração já era mau formado dentro da barriga.
Importante deixar bem claro, que isso não é culpa da mãe ou do pai, que esperaram tanto tempo pelo nascimento de uma criança abençoada.
Existem dezenas de diferentes cardiopatias, com diferentes características, gravidades e prognósticos. Mesmo com o coração já sendo doente dentro da barriga, a maioria das gestações evolui bem. A natureza é sábia. O feto vive em um ambiente úmido, rico em nutrientes maternos e tem uma ajudinha especial da placenta, que só existe na gravidez, é um órgão misto, que pertence à mãe e ao feto. Serve para oxigenar o sangue da criança e remover as suas impurezas.
Ao nascimento, muitas cardiopatias podem se manifestar clinicamente no período neonatal ou durante a infância. Como suspeitar desse problema?
Apesar da extensa gama de diferentes cardiopatias; as principais manifestações clínicas se encaixam em basicamente 4 grupos. Será que seu filho estará em um dos grupos citados abaixo?

# Grupo 1: Cianose: Arroxeamento dos lábios, o que pode ser percebido pela baixa saturação de oxigênio. Já ouviu falar disso? É quando no hospital, se utiliza um aparelho colocado nos dedos que faz a leitura da saturação de oxigênio. Na prática mostra que o sangue está sendo bem ou mal oxigenado no pulmão.

# Grupo 2: Hiperfluxo: O sangue chega em excesso nos pulmões. Nota-se respiração rápida e ofegante, com baixo ganho de peso. Esse quadro pode levar a pneumonias de repetição. Agora que você já aprendeu o termo cianose, vale ressaltar que esse grupo cursa sem cianose. Ou seja, o bebê respira rápido e saturação do oxigênio é normal, na maioria das vezes.

# Grupo 3: Arritmias: O problema está na parte elétrica do coração. Por vezes, o coração é anatomicamente normal, mas o sistema de eletricidade que faz o coração funcionar igual a uma bateria está com problema, é como se “fios elétricos” estivessem desencapados, gerando um curto circuito. O coração pode bater muito rápido (taquicardia) ou muito devagar (bradicardia). Muitas vezes o batimento do coração está fora do ritmo.

# Grupo 4: Sopro: Temor de muitas mães. O sopro é a uma vibração causada quando o sangue passa por algum lugar apertado ou frouxo. Geralmente uma válvula ou comunicação dentro do coração, de um lugar de maior pressão para um de menor pressão. Podemos exemplificar usando uma comparação com um esguicho do seu quintal. A hora que colocamos o dedo na saída de água para que a água saia com mais pressão, faz um barulhinho, não é mesmo? O sopro se comporta da mesma maneira.

Vamos a boas notícias? A cardiopediatria, como especialidade evoluiu muito. Os métodos diagnósticos, a gama de medicações, as técnicas cirúrgicas e o desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas, através do cateterismo pediátrico se aprimoram dia após dia. Isso permite que todos possamos sonhar com um futuro para os seus filhos. E respondendo aquelas perguntas iniciais: Se filho vai crescer, vai se desenvolver, estudar, ser inteligente, poder fazer faculdade, praticar esportes e até de te dar netos no futuro, na maioria das vezes.

Se o seu filho é portador de cardiopatia congênita, procure a HEMOKIDS, marque uma consulta!


Deixe seu comentário

Seu email não sera publicado. Campos obrigatorios *




CUIDADO, COM AMOR





CUIDADO, COM AMOR




(62) 99151-4133


NÚMEROS DE EMERGÊNCIA 24 HORAS

Ligue para nos agora se você estiver em uma necessidade de emergência médica, nós responderemos rapidamente e forneceremos uma ajuda médica.




Todos os direitos reservados HemoKids 2020. Desenvolvido por Portal Quest.



Todos os direitos reservados HemoKids 2020. Desenvolvido por Portal Quest.