Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home2/bemmeque/hemokids.com.br/wp-content/themes/medicare/single.php on line 121

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home2/bemmeque/hemokids.com.br/wp-content/themes/medicare/single.php on line 134

Hipertensão arterial na criança e no adolescente

          A hipertensão arterial sistêmica é uma doença muitas vezes silenciosa, de forma que o paciente muitas vezes não sente nada, mas com o passar do tempo aumenta o risco de infartar, de ter derrame cerebral, entre outras complicações.
          Agora, imagina o paciente que desde criança ou desde adolescente já apresenta hipertensão arterial. Ele muito provavelmente quando chegar na idade adulta terá mais chance de ter complicações como infarto e derrame cerebral do que um paciente que começou a ser hipertenso apenas após os 30-40 anos de vida.
          Existem inúmeras causas para a hipertensão arterial, e principalmente na criança e no adolescente, essas causas têm que ser investigadas. Entre as causas existem tumores (feocromocitoma), doenças renais, doenças dos vasos que irrigam os rins, doenças da tireóide, uso crônico de corticóide, cardiopatia congênita (coartação da aorta), entre outras.
           Independente da causa da hipertensão arterial, se o paciente tratar a causa ou pelo menos controlar a pressão com uso de medicações, ele terá uma melhora de qualidade de vida e diminuição importante do risco de sofrer das complicações tão conhecidas na população adulta (infarto e derrame cerebral).
           O foco deste texto é focar em uma cardiopatia congênita que cursa com hipertensão arterial que muitas vezes passa despercebido pelo pediatra e médico de consultório: COARTAÇÃO DA AORTA.
 
 O que é a Coartação da Aorta?
           A coartação da aorta é uma cardiopatia congênita, ou seja, uma malformação que já vem desde o nascimento. Ela é definida como um estreitamento da aorta (vaso que transporta o sangue oxigenado bombeado pelo coração em direção a todos os tecidos do corpo).
 
 Quão frequente é a Coartação da Aorta?
          Essa doença representa 5% de todas as malformações cardíacas congênitas.
 Por que a Coartação da Aorta gera problemas à saúde?
          Na prática, funciona como uma mangueira parcialmente fechada, o sangue passa com dificuldade pelo aperto aumentando a pressão para trás e aumentando o esforço que o coração do paciente faz para bombear. Geralmente o esforço é tão importante que o coração começa a ficar musculoso (hipertrófico) assim como os músculos de alguém que faz musculação. O coração tende com o tempo a aumentar de tamanho e até a perder a sua força de contração (já não tem mais força para bombear o sangue).
O corpo, principalmente os rins, deixa de receber o sangue adequadamente e interpreta que precisam aumentar a quantidade de líquido e sal no corpo, entre outros agentes, que são responsáveis por aumentar a pressão. Como o aperto na coartação da aorta é logo após os vasos que irrigam os braços, a pressão medida nos braços (pré estreitamento) é alta e a pressão medida nas pernas (pós estreitamento) é baixa.
 
 Quais os sintomas da Coartação da Aorta?
          Depende da idade e do quão apertado é o estreitamento.
          Em casos extremos, o aperto é tão importante que o bebê ou lactente (paciente até 2 anos de idade) apresentam quadro de insuficiência cardíaca (cansaço importante, diminuição da quantidade de urina, pele úmida e gelada,etc).
          Geralmente, nas crianças e nos adolescentes, os pacientes ou não apresentam sintomas ou apresentam sintomas relacionados a hipertensão arterial sistêmica (alguns apresentam cefaleia, epistaxe) ou fraqueza nas pernas (pela dificuldade do sangue chegar nos músculos das pernas).
 
 Como descobrir ou investigar essa doença?
           Além do médico (pediatra ou cardiologista pediátrico) perguntas sobre queixas, ele deve medir a pressão arterial do paciente e palpar os pulsos (nos braços e nas pernas).
           Os exames que ajudam a diagnosticar são Raio X de tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma transtorácico, angiotomografia da aorta e cateterismo cardíaco.
 
 Como tratar?
           O tratamento da coartação da aorta é focado em retirar o aperto. Isto pode ser feito por cateterismo cardíaco ou por cirurgia.
          Fora o tratamento mecânico do aperto, é recomendado muitas vezes o uso de medicamentos anti-hipertensivos para que os níveis de pressão do paciente fiquem dentro da normalidade.
          É importante lembrar que na maioria das vezes, quando se corrige o aperto (por cateterismo ou por cirurgia), a pressão retorna ao normal e o paciente tem condições de ter uma vida normal.
          Em alguns casos, o paciente mesmo tratando o aperto, evolui com hipertensão arterial precisando de remédio. Porém nestes casos a quantidade de remédio necessária é menor do que se o paciente não tratar o aperto.
 
Dr. Jonathan Lombardi, CRM 23090
Dr. Paulo Calamita, CRM 23077
#Hemokids #Cardiopediatria #Cardiologia #Hemodinamica #Cateterismocardiaco #Cardiopatiacongenita #Coartacaodaaorta #Coao #HAS #Hipertensaoarterial #Tecnologiaavançada #Tratamentocardiaco #Cardiologistaintervencionista #hemodinamicagoiania

Deixe seu comentário

Seu email não sera publicado. Campos obrigatorios *




CUIDADO, COM AMOR





CUIDADO, COM AMOR




(62) 99151-4133


NÚMEROS DE EMERGÊNCIA 24 HORAS

Ligue para nos agora se você estiver em uma necessidade de emergência médica, nós responderemos rapidamente e forneceremos uma ajuda médica.




Todos os direitos reservados HemoKids 2020. Desenvolvido por Portal Quest.



Todos os direitos reservados HemoKids 2020. Desenvolvido por Portal Quest.