Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home2/bemmeque/hemokids.com.br/wp-content/themes/medicare/single.php on line 121

Risco cirúrgico

Muitas vezes, temos que passar por uma cirurgia ou algum procedimento que necessite de anestesia. Neste momento, o médico que indica ou solicita a cirurgia, corriqueiramente, solicita uma avaliação pré-operatória _ o tão conhecido risco cirúrgico!!!

O que é esse risco cirúrgico? Tenho risco aumentado para a cirurgia? Como saber?

O risco cirúrgico nada mais é do que uma avaliação médica (geralmente feita pelo pediatra, anestesista ou cardiologista pediátrico) na procura de doenças ou alterações do paciente que possam colocá-lo em risco aumentado ou não para fazer determinado procedimento/cirúrgico.

Baseado nesta avaliação (relato de sintomas, antecedentes pessoais e e exame físico), o médico pode solicitar ou não exames complementares. É importante salientar que, na maior parte das vezes, se o paciente não tem histórico de doença, não é necessário nenhum exame complementar!

Citarei abaixo alguns exames complementares que podem ser pedidos dependendo da avaliação inicial:

# Hemoglobina e hematócrito (avaliar quantidade das células que transportam oxigênio): pacientes menores de 1 ano de vida/ meninas pós menarca (primeira menstruação)/ risco de sangramento significativo na cirurgia (depende do tipo de cirurgia proposta)/ pacientes com doença crônica / suspeita clínica de anemia.

# Coagulograma e plaquetas (exames que avaliam a capacidade do sangue parar um sangramento): anamnese (história) sugestiva de doença de hemostasia/ cirurgia com by-pass cardio-pulmonar (grande parte das cirurgias cardíacas)/ quando pequenos sangramentos no intra-operatório são um problema (cirurgia oftalmológica e neurocirurgia)/ hepatopatia (doença do fígado)/ uso de AAS ou anticoagulantes/ uso crônico de alguns antibióticos que pode levar à depleção de fatores de coagulação.

# Eletrólitos: pacientes em uso de diuréticos (furosemida, espironolactona e hidroclorotiazida por exemplo)/ pacientes com história de diarréia/ pacientes com história de vômitos.

# Eletrocardiograma: pacientes com sopro cardíaco/ suspeita de cardiopatia/ pacientes com apnéia obstrutiva do sono/ escoliose intensa/ broncodisplasia pulmonar/ doença neuromuscular em bebês e crianças menores de 6 meses de vida.

# Urianálise (exame de urina): procedimentos urológicos específicos/ sintomas urinários.

# Raio X de tórax: pacientes sabidamente pneumopatas ou cardiopatas

# Teste de gravidez: em pacientes femininas pós menarca (primeira menstruação), se atraso menstrual / supeita clínica de gestação.

#Validade dos exames: até 6 meses.

Outra pergunta muito comum: doutor, meu(minha) filho(a) vai fazer cirurgia, quanto tempo de jejum???

O tempo de jejum varia dependendo do serviço e quem decide é o médico responsável pela anestesia. Porém, segue abaixo, uma tabela com uma orientação de tempo de jejum dependendo da dieta do paciente.


Deixe seu comentário

Seu email não sera publicado. Campos obrigatorios *




CUIDADO, COM AMOR





CUIDADO, COM AMOR




(62) 99151-4133


NÚMEROS DE EMERGÊNCIA 24 HORAS

Ligue para nos agora se você estiver em uma necessidade de emergência médica, nós responderemos rapidamente e forneceremos uma ajuda médica.




Todos os direitos reservados HemoKids 2020. Desenvolvido por Portal Quest.



Todos os direitos reservados HemoKids 2020. Desenvolvido por Portal Quest.